
Que um sistema de amortecimento só traz benefícios não é novidade, porém é incrível o número de equipamentos que chegam para manutenção em nossa oficina com desgaste prematura dos componentes internos devido à falta de amortecimento.
A vibração contribui para que o contato metal/metal das peças internas (camisa/pistão, pistão/biela, biela/virabrequim, rolamento e etc) seja intensificado, dessa forma o pequenos impactos não amortecido geram esfoços extras em cada componente, de maneira que sua vida útil tende a diminuir.
Tá, mas e porque o compressor vibra tanto?
Esse é um problema inerente desse sistema, os pistões subindo e descendo são os responsáveis. Os fabricantes modelam o projeto do compressor visando minimizar esse problema, reduzindo o peso dos componentes internos (como a substituição de bielas de aço por bielas de alumínio), posicionam o compressor num ponto de melhor distribuição de carga bem como tentar reduzir o centro de massa.
Se isso é tão importante, porque eles não já vem de fábrica?
Isso nada mais é do que uma busca incansável por redução de custos, o mercado sempre tentando oferecer o menor valor possível, dessa forma é cortado da linha de produção todos os itens que o consumidor pode comprar ou reaproveitar de outro modelo que já tenha, como os próprios pés amortecedores, chave eletromagnética e lubrificante necessário para a primeira troca de óleo.

Existem diversos modelos de amortecedores, cada um com suas características e aplicações.
Nós somos parceiro da Vibra Stop, a maior e mais conceituada fabricante de amortecedores de impacto para equipamentos no mercado brasileiro.
Se você precisa de amortecedores, mas não sabe exatamente qual, entre em contato com a gente.
- meajuda@kimotor.com.br
- 11 94812.1137
Comments